Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Rumor de negociação paralela na linha 6 do metrô de SP preocupa espanhola

Obra da linha das universidades está parada desde 2016

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Pergunte aos universitários Os espanhóis da construtora Acciona —que no mês passado assinaram contrato para assumir a PPP da linha 6-laranja do metrô de São ​Paulo— ficaram irritados com a informação circulada nos últimos dias de que há uma empresa chinesa negociando com o consórcio Move SP para tentar ultrapassá-los. As discussões em paralelo com os chineses estariam acontecendo por meio de um representante português. A linha ligará o bairro de Brasilândia à estação São Joaquim. 

Bilhete Quem acompanha o caso diz que, nesse tipo de contrato de aquisição, como o que foi firmado entre Acciona e Move SP, é usual ter um período de exclusividade após o recebimento da proposta. 

Maquinista Em outras palavras, o Move SP, composto por Odebrecht, Queiroz Galvão e UTC Engenharia, não poderia estar negociando a venda para terceiros. Pelo menos não neste momento. 

Trilhos Depois do acordo, assinado em 11 de novembro, o governo paulista teria 90 dias para avaliar detalhadamente a compra e a capacidade técnica da Acciona de tocar a obra e operar o trecho. 

Gente diferenciada A obra, conhecida como a linha universidades, por passar perto de grandes instituições, está parada desde 2016. Ficou famosa por protestos de moradores de Higienópolis contra a estação na área nobre.

Catraca Procurado pela coluna, o Move SP diz, em nota, que a Acciona segue com exclusividade. A empresa espanhola não comentou.

Com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

A coluna Painel S.A. agora está disponível por temas. Para ler todos os outros assuntos abordados nesta edição, clique abaixo: 

Com Carnaval em alta, Sp atrai mais turista que o Rio na Black Friday 

Cai número de cortiços no Brasil, diz Fiesp 

Senador do AM pede mais debate sobre nova Lei de Informática 

Governo de SP reduz imposto para máquinas de lavar 

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.