Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Compra da Oi por Tim, Vivo e Claro juntas não tem chance de passar no Cade

Trio formado por empresas apresentou projeto de aquisição na semana passada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Alô, concentração A notícia de que a mineira Algar se uniu ao fundo global Digital Colony para disputar a compra da operação de telefonia móvel da Oi foi recebida com alívio por quem acompanha a novela da companhia no Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). A avaliação dentro da autarquia é a de que não há chances de aprovar uma transação em que um consórcio formado por Tim, Claro e Vivo levasse a Oi, conforme o projeto apresentado pelas gigantes na sexta (17).

Boi na linha A preocupação concorrencial é a possibilidade de o trio das grandes companhias vir a fatiar o mercado por estados em pedaços equivalentes, de modo que cada um ficasse com cerca de 33%. Quando isso acontece, segundo análises antitruste, os incentivos para a competição ficam reduzidos.

Três é demais Quando Tim e Vivo comunicaram ao mercado, em março, que tinham interesse em abrir, juntas, as tratativas para uma potencial aquisição do negócio móvel da Oi, já causou desconforto nos bastidores do Cade. A entrada da Claro no grupo foi vista como exagero na autarquia.

Sem fio A chegada de novos competidores para disputar a Oi alivia a tensão quanto ao futuro dela, mas também é vista com cautela porque na oferta apresentada por Claro, Vivo e Tim elas dizem que pediram o direito de cobrir eventuais lances de outras empresas, o que pode prolongar a indefinição, estressando financeiramente ainda mais a empresa em recuperação judicial.

Déjà-vu Especialistas em concentração de mercado comparam o cenário atual da Oi com a situação da Avianca Brasil no ano passado, quando as concorrentes Azul, Latam e Gol passaram a disputar a empresa em recuperação judicial. A escalada elevou a expectativa dos credores mas não deu em nada.

Veja todos os temas da coluna Painel S.A. nesta terça (21)

Ford confirma data de lançamento do modelo Territory

Em nova frente, Qualicorp é investigada por custos e preços

Pessimismo dos empresários começa a cair, diz FecomercioSP

Startup imobiliária vai dar R$ 100 a pessoas comuns que indicarem imóvel para vender

Cacau Show diz que Páscoa foi boa, mas ainda tem ovos para vender

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.