Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Coronavírus

Procon dá multa de R$ 212 mil a empresa que fez propaganda em live de Simone & Simaria

Segundo o órgão, empresa de venda de título de capitalização impôs cláusula abusiva ao consumidor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Procon-SP está de olho na onda de lives que explodiu na pandemia. A fundação multou em R$ 212,7 mil uma empresa paranaense de título de capitalização que fez propaganda durante uma live das cantoras sertanejas Simone & Simaria transmitida no YouTube.

Segundo o Procon-SP, a Vale Sorte Distribuidora, que atua na intermediação de venda de títulos de capitalização da modalidade filantropia premiável da empresa Aplub Capitalização, veiculou publicidade enganosa e estabeleceu cláusulas abusivas no seu termo de uso, infringindo o Código de Defesa do Consumidor.​

A publicidade veiculada na "Live das Coleguinhas 2" remetia o consumidor ao site da empresa, que anuncia campanha de doação ao Hospital do Câncer de Londrina aliada a sorteios de carros e prêmios em dinheiro. As doações são formalizadas pela compra de título de capitalização, mas há cláusulas abusivas, segundo a fiscalização do Procon, deixando o consumidor em desvantagem porque não responde por falhas na operação, entre outras questões.

Procurada pela coluna, a Vale Sorte diz, em nota, que ainda não foi notificada pelo Procon e que desconhece as alegações de aplicação de multa.

"Durante a realização de todos os nossos eventos e lives, os consumidores são amplamente informados, tanto na transmissão quanto no site, sobre o regulamento dos produtos e as informações necessárias para a aquisição dos títulos de capitalização modalidade filantropia premiável, emitidos pela Aplub Capitalização e conforme regulamentos da Susep", afirma a empresa. ​

A assessoria de imprensa da dupla sertaneja diz que o contrato das artistas tem uma cláusula que as isenta de culpa ou responsabilidade perante produtos e serviços prestados pelos patrocinadores.

com Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.