O Procon-SP está de olho na onda de lives que explodiu na pandemia. A fundação multou em R$ 212,7 mil uma empresa paranaense de título de capitalização que fez propaganda durante uma live das cantoras sertanejas Simone & Simaria transmitida no YouTube.
Segundo o Procon-SP, a Vale Sorte Distribuidora, que atua na intermediação de venda de títulos de capitalização da modalidade filantropia premiável da empresa Aplub Capitalização, veiculou publicidade enganosa e estabeleceu cláusulas abusivas no seu termo de uso, infringindo o Código de Defesa do Consumidor.
A publicidade veiculada na "Live das Coleguinhas 2" remetia o consumidor ao site da empresa, que anuncia campanha de doação ao Hospital do Câncer de Londrina aliada a sorteios de carros e prêmios em dinheiro. As doações são formalizadas pela compra de título de capitalização, mas há cláusulas abusivas, segundo a fiscalização do Procon, deixando o consumidor em desvantagem porque não responde por falhas na operação, entre outras questões.
Procurada pela coluna, a Vale Sorte diz, em nota, que ainda não foi notificada pelo Procon e que desconhece as alegações de aplicação de multa.
"Durante a realização de todos os nossos eventos e lives, os consumidores são amplamente informados, tanto na transmissão quanto no site, sobre o regulamento dos produtos e as informações necessárias para a aquisição dos títulos de capitalização modalidade filantropia premiável, emitidos pela Aplub Capitalização e conforme regulamentos da Susep", afirma a empresa.
A assessoria de imprensa da dupla sertaneja diz que o contrato das artistas tem uma cláusula que as isenta de culpa ou responsabilidade perante produtos e serviços prestados pelos patrocinadores.
com Mariana Grazini
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