Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Coronavírus

Pugliesi voltas às redes como investidora da Bolsa e cria polêmica no mercado

Influencer disse 'foda-se a vida' na pandemia; empresas citadas por ela dizem que não pagaram por publicidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Depois de passar quase três meses afastada das redes sociais por causa da polêmica que provocou quando disse "foda-se a vida" em referência às mortes pelo coronavírus no início da pandemia, a influenciadora fitness Gabriela Pugliesi avisou seus seguidores nesta semana que agora está operando na Bolsa.

Em um novo vídeo publicado nas redes sociais, Pugliesi diz que descobriu seu novo talento, algo que ela nunca na vida pensou que fosse fazer e amar. A nova atividade acontece depois de Pugliesi perder uma série de patrocinadores, que viram risco reputacional aos valores de suas marcas na atitude da blogueira na ocasião.

Na nova postagem, ela exalta marcas e nomes conhecidos entre operadores como Traders Club, Rafael Ferri e Danilo Zanini, além do BTG. Ela diz que foi com eles que aprendeu a atuar no ramo.

A influenciadora Gabriela Pugliesi
A influenciadora Gabriela Pugliesi - Reprodução/Instagram/gabrielapugliesi

Em pouco tempo, no entanto, Pugliesi voltou a ser criticada na internet. O escritor e youtuber Raiam Santos fez um vídeo dizendo que "ninguém fica rico com Bolsa, nem Warren Buffett, nem Tio Huli, nem o Primo Rico, nem a Natalia Arcuri, nem a Bettina, nem Luiz Alves Paes de Barros, nem Lírio Parisotto".

Santos, que tem mais de um milhão de seguidores no Instagram (onde oferece seus serviços que ele promete serem capazes de ensinar as pessoas a ganharem dinheiro na internet) atacou a iniciativa de Pugliesi e a prática de day trade, em que se compram em vendem ações no curto prazo.

"As únicas pessoas que ganham dinheiro com trade são as escolas, que nem essa aí que patrocinou a Gabriela Pugliesi", disse Raiam Santos no vídeo.

No vídeo, Raiam Santos resgata o histórico de Ferri, o mentor de Pugliesi, que foi suspenso do mercado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) por cinco anos em 2016 por manipulação do preço das ações de emissão de uma empresa chamada Mundial. Na época, o caso ficou conhecido como Bolha do Alicate. Ferri recorreu da decisão ao Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional. Atualmente, o nome dele não consta na lista de operadores impedidos de atuar no mercado financeiro. No mesmo caso, a CVM o absolveu de uma acusação de uso de informação privilegiada.

Procurado pela coluna, Danilo Zanini não se manifestou. O BTG diz que não patrocina Pugliesi e a que menção feita por ela no vídeo foi apenas espontânea. ​Rafael Ferri também afirma que o post não foi patrocinado. O Traders Club diz que o depoimento foi espontâneo.

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.