Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Tributação acabaria com metade das livrarias do Brasil, diz empresário

Marcus Teles, sócio da Leitura, se prepara para abrir novas unidades

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Marcus Teles, sócio da rede de livrarias Leitura, prevê uma avalanche no setor, se o governo levar adiante o plano de cobrar tributos sobre livros após a reforma do sistema de impostos​. Inviabilizaria a continuidade de metade das livrarias brasileiras, segundo o empresário, que vai encerrar 2020 com 79 unidades em sua rede.

Para Teles, o governo não estudou bem o assunto, pois a arrecadação com livros seria baixa. A mudança atingiria o setor em um momento transformador, em que, apesar da pandemia, há oportunidades no vácuo deixado pelas lojas fechadas por Saraiva e Cultura, em recuperações judiciais. A Leitura elevou de 6 para 9 o número de lojas no plano de expansão deste ano. Duas delas terão recursos do BNDES.

Com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.