Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Associação de infraestrutura pressiona por projeto de securitização em Brasília

Abdib diz que arrecadação chegaria a R$ 75 bi e poderia dar garantia investidor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Abdib (associação da infraestrutura) continua insistindo com autoridades em Brasília para aprovar o projeto de lei complementar 459 de 2017, de autoria de José Serra, sobre securitização, que tramita em regime de urgência.

Segundo a entidade, a estimativa de arrecadação chega a R$ 75 bilhões juntando União, Estados e Municípios, o que daria para elevar investimento público direto, impulsionar o investimento privado diretamente e ainda reduzir a dívida pública.

O presidente da Abdib, Venilton Tadini, diz que os recursos levantados por operações de securitização da dívida tributária dos entes públicos estimulariam as PPPs, porque os governos podem reservar parte do volume como garantia aos investidores.

Segundo Tadini, porém, parece não haver interesse do Governo Federal em defender o projeto. “O próprio presidente da Câmara, em seminário que realizamos com ele, disse isso. Resta tentar imaginar as razões para deixar tamanho volume de recursos engavetado. E são recursos que podem ser gerados recorrentemente, para aumentar investimentos dos governos”, diz.

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.