Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Movimento negro forma grupo para ampliar pressão sobre empresas

Coletivo recebeu apoio de mais de 600 entidades

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um grupo que começou a ser articulado no último final de semana por representantes de entidades e lideranças negras para elaborar uma agenda de combate à discriminação racial nas empresas planeja apresentar suas propostas a cem empresas, incluindo JBS e Google, na semana que vem.

Até o momento, o grupo recebeu apoio de mais de 600 organizações, segundo Celso Athayde, fundador da Cufa (Central Única das Favelas) e membro do comitê criado pelo Carrefour para reformular suas políticas após a morte de Beto Freitas, o homem negro espancado e asfixiado por seguranças do supermercado no último dia 19.

Athayde afirma que o coletivo quer que outras companhias também se comprometam a revisar formas de contratação e atuação dos serviços de segurança, adotar ações afirmativas para promover a equidade e criar comitês com integrantes apontados pelo grupo.

“Esse coletivo vai dialogar com as instituições para que se criem alternativas para um problema que agora pode ser estruturado a partir da tragédia do Carrefour, mas que não se limita só a essa empresa”, diz ele.

Entre os signatários do documento elaborado para o lançamento do grupo estão o evento de cultura e empreendedorismo e negro Feira Preta, o Instituto Vladmir Herzog, entidades de juristas negros, associações culturais e outros.

Ricardo Balthazar (interino), com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.