Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Nova marca da Odebrecht mantém conexão com passado do grupo

Novonor mantém vermelho do logotipo antigo no centro e lembra nome do fundador, Norberto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Odebrecht manteve conexões com o passado ao adotar o novo nome anunciado nesta sexta (18). O grupo, que passa a se chamar Novonor, afirma que o elemento “nor” aponta o Norte que busca para se levantar do tombo sofrido nos últimos anos, mas a escolha tornou inevitável a associação com o nome do fundador, Norberto Odebrecht. ​

Odebrecht
Acima, logotipo do novo nome da Odebrecht e abaixo, o antigo - Divulgação

A letra O no centro do novo logotipo lembra o vermelho da antiga marca do grupo. “A mudança pode ajudar a reconstrução da Odebrecht, mas será vista apenas como uma maquiagem se as promessas de transformação da empresa não se cumprirem”, diz Luciano Deos, da consultoria Gad, especializada no desenvolvimento de marcas.

A nova marca foi anunciada por Maurício Odebrecht, que passou a representar a família no comando do grupo no ano passado. Ele assumiu a função com o afastamento de seu pai, Emílio, filho de Norberto, pouco antes da demissão de Marcelo, o irmão que presidiu o grupo, foi preso pela Operação Lava Jato e rompeu com o pai.

Maurício foi o único representante da família que discursou na reunião anual do grupo, realizada virtualmente nesta sexta. Esta foi a primeira vez que Emílio não falou no encontro dos executivos do conglomerado desde que assumiu a condução dos negócios da Odebrecht no lugar de Norberto, no início da década de 1990.

Ricardo Balthazar (interino), com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.