Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu indústria datafolha

Pequenas indústrias apontam falta de matéria-prima, atrasos e preços em alta

Segundo pesquisa, 41% das micro e pequenas empresas do setor perderam clientes na crise

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A desorganização econômica causada pela pandemia do coronavírus ainda faz com que 77% das micro e pequenas indústrias de São Paulo sofram com falta de matéria-prima, 70% recebam insumos com atraso e 91% com preços mais altos, segundo pesquisa encomendada pelo Simpi-SP, sindicato da categoria, e realizada pelo Datafolha no fim de novembro. Conforme a sondagem, 41% dos pequenos industriais viram clientes falindo ou entrando em recuperação judicial nos últimos meses.

Para o presidente do Simpi-SP, Joseph Couri, os dados revelados pela pesquisa indicam quebra das cadeias produtivas e risco de desabastecimento. Grandes empresas também têm sofrido com esses efeitos da pandemia, como as montadoras de automóveis, que devem frear a produção por falta de peças.

Rafael Cagnin, economista do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial, diz que houve grandes cortes de produção no início da crise, quando havia maior incerteza sobre os efeitos da pandemia. Os estoques das empresas diminuíram, e elas ainda não produzem no ritmo necessário para repô-los.

Segundo o economista, pequenas empresas sofrem mais quando ocorre um desequilíbrio entre a demanda e a oferta como o atual porque os fornecedores tendem a dar preferência a grandes pedidos de companhias maiores. A situação deve encontrar novo equilíbrio até o início do próximo ano, prevê.

Ricardo Balthazar (interino), com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar o acesso gratuito de qualquer link para até cinco pessoas por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.