Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Indústria do aço vai a Bolsonaro para rebater críticas da construção civil

Entidade diz que a taxa de uso da capacidade instalada na siderurgia subiu

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Representantes da indústria siderúrgica pretendem aproveitar encontro que terão com o presidente Jair Bolsonaro nesta sexta-feira (27) para se defender de críticas feitas por setores como a construção civil, que tem apontado o desabastecimento de insumos como entrave à recuperação da economia.

A taxa de uso da capacidade instalada na siderurgia, que despencou para 42% no início da pandemia do coronavírus, está hoje em 68%, diz o presidente do Instituto Aço Brasil, Marco Polo Lopes. “Há necessidade de reposição de estoques, mas não há desabastecimento no mercado doméstico”, afirma.

Para o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, José Carlos Martins, as dificuldades com fornecedores de aço e outros insumos foram maiores em setembro e outubro, mas persistem. “As indústrias prometem resolver a situação até o fim do ano, mas precisam regularizar o ritmo”, diz.

*

Advogados especialistas em recuperação judicial esperam um aumento no volume de processos no início do ano que vem, quando deve entrar em vigor a nova lei sobre o tema. Aprovada pelo Senado na quarta (25), ela espera sanção presidencial.

Para Thomas Felsberg, muitas empresas que conseguiram rolar dívidas durante a pandemia continuam com dificuldades. Fábio Rosas, do escritório Cescon Barrieu, diz que a nova lei dará mais eficácia e celeridade para o processamento dos pedidos.

Ricardo Balthazar (interino), com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.