Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Restaurantes pressionam governo para manter benefício de redução de jornada

Vigência do programa federal acabou em 31 de dezembro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O setor de restaurantes tenta negociar uma prorrogação do programa federal para manutenção de emprego e renda na pandemia, em que a União paga benefício a trabalhadores com salários reduzidos. O programa acabou em 31 de dezembro.

“Temos discussões em Brasília para renegociar a vigência da lei. Era uma alavanca garantida ao setor, um dos mais afetados pela pandemia junto com o de turismo”, diz Fernando Blower, diretor-executivo da ANR (Associação Nacional de Restaurantes).

O repique de Covid e as consequentes restrições geram um movimento de demissão e contratação que, segundo Blower, não é mais sustentável às empresas. No ano, o setor de bares e restaurantes acumula extinção de 220.426 empregos formais, sendo quase 39 mil em São Paulo.

"São Paulo é o estado que mais demite, mas quando recupera, vem com força. A taxa de empregabilidade estava positiva em setembro e outubro, mas com novas possíveis restrições, a empresa quebra, porque o custo da demissão é muito alto”, diz Blower.

Paula Soprana (interina), com Arthur Cagliari

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.