Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Após polêmica racial, Nubank contrata ativista do movimento negro

Monique Evelle vai coordenar criação de área do banco em Salvador

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Nubank, que no ano passado se envolveu em uma polêmica racial depois que sua fundadora Cristina Junqueira disse em uma entrevista ao Roda Viva que a empresa não podia "se nivelar por baixo" para buscar diversidade na equipe, anuncia nesta segunda (22) a contratação de Monique Evelle, empresária e ativista do movimento negro, para atuar como consultora da empresa.

Ela vai coordenar a criação de um centro de tecnologia e experiência do cliente em Salvador. Também atuará na área de diversidade do Nubank com startups lideradas por empreendedores negros.

A empresária e ativista Monique Evelle, que vai oferecer consultoria para a área de diversidade do Nubank - Mari Cobra/Divulgação

Em outubro de 2020, na esteira da repercussão sobre a fala de Junqueira, Evelle publicou críticas ao Nubank nas redes sociais. A ativista dizia que palestrou em um evento do banco em 2019 para falar justamente sobre a importância do engajamento dos líderes das empresas nas questões raciais, porém a direção não participou do debate.

"Se os CEOs, VPs [vice-presidentes] e demais lideranças da empresa não se interessam pelo assunto, ou colocam outras prioridades para resolver em um momento importante de reflexão e debates sobre pluralidade, não faz sentido nenhum ter comitês de diversidade", escreveu Evelle no Linkedin.

A contratação faz parte do conjunto de ações que o Nubank resolveu adotar para combater o racismo estrutural depois da declaração de Junqueira.

Com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.