Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Universidade que reprovou álcool em gel Giovanna Baby em teste diz que amostra pode ser revista

Fabricante afirma que tem laudos de contraprova que atestam eficácia do produto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Universidade de Maringá, onde foi feito o teste do álcool em gel Giovanna Baby que reprovou o teor o alcoólico do produto no ano passado, diz que as amostras estão arquivadas em condições ideais de armazenamento e podem passar por uma análise de contraprova, se houver um pedido judicial.

O caso se arrasta desde o fim de agosto e foi parar no Ministério Público de São Paulo, que determinou a abertura de uma investigação neste mês, conforme antecipou a coluna Painel S.A..

A Pro Nova, fabricante do Giovanna Baby, contesta o resultado do teste feito pela Universidade de Maringá a pedido do Procon do Paraná. A empresa diz que tem laudos de outros laboratórios comprovando a eficácia do produto. A Pro Nova afirma também que o teste feito na universidade não pode ser considerado válido porque o laboratório não é vinculado à Anvisa. A empresa entrou com recurso contra a abertura do inquérito civil.

A universidade diz que as análises foram realizadas conforme metodologia recomendada pela United States Pharmacopeia. "As análises seguiram o padrão de qualidade conforme resoluções da Anvisa, que preconiza a validação de metodologia analítica, ao garantir, dessa forma, a confiabilidade dos resultados obtidos. O resultado dos laudos foi encaminhado ao Procon Maringá, solicitante das análises", diz a instituição em nota.

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.