Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Abertura de capital de empresa de delivery britânica afasta grande investidor

Gestores temem risco trabalhista da Deliveroo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Às vésperas da abertura de capital da Deliveroo, empresa britânica de entrega de comida por aplicativo, grandes investidores manifestam desinteresse em apostar na companhia por causa da relação de trabalho com os entregadores.

A Deliveroo espera atingir valor de mercado de 8,8 bilhões de libras (R$ 68,5 bilhóes). Porém, empresas de investimento como BMO Global, CCLA, Aberdeen Standard e Aviva dizem que não comprarão seus papéis. É que os gestores dessas firmas vêm apontando o relacionamento com os trabalhadores no Deliveroo como uma bomba-relógio.

A pressão sobre a empresa aumentou após a divulgação de uma análise do Bureau of Investigative Journalism (escritório de jornalismo investigativo) que, ao observar pagamentos recebidos por 300 entregadores, afirma que um em cada três deles pode ganhar menos do que um salário mínimo por turno de trabalho.

Ao ser questionada, a startup afirma que os entregadores valorizam a liberdade oferecida pela empresa, que lhes permite definir o horário de trabalho. Diz também que a amostra analisada no levantamento não é significativa.

Com Filipe Oliveira e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.