Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Pfizer suspende distribuição de remédio antitabagista por causa de composto cancerígeno

Empresa diz que observou níveis acima dos aceitáveis de nitrosamina em lotes do Champix

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Pfizer suspendeu nesta semana a distribuição mundial do Champix, um dos principais medicamentos usados no combate ao tabagismo, depois de observar níveis acima dos aceitáveis de nitrosamina, um composto químico cancerígeno, em alguns lotes.

Segundo a farmacêutica, o problema não foi encontrado nos produtos dentro do prazo de validade disponíveis hoje no Brasil. A empresa diz que aguarda a conclusão de novas análises que estão em andamento e afirma que está fazendo testes a pedidos de diversas autoridades regulatórias.

Esse não é o primeiro gargalo do Champix por aqui. No ano passado, a Pfizer avisou o mercado brasileiro que o medicamento passaria por um desabastecimento temporário por causa de uma questão na burocracia regulatória. Na época, a previsão da multinacional era resolver o problema até julho deste ano.

com Mariana Grazini e Andressa Motter​​

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.