Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Frio ajuda lojas de roupas, mas chega no fim do estoque

Após massa de ar polar, vendas de artigos de inverno cresceram

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Se nos últimos invernos o desempenho do setor de vestuário ficou comprometido por temperaturas amenas ou pelas restrições da pandemia, nesta semana, a massa de ar polar impulsionou as vendas. O problema é que o frio chegou tarde, quando parte expressiva dos estoques de roupas quentes já havia sido liquidada. Edmundo Lima, diretor da Abvtex (associação do varejo têxtil), diz que a reposição é difícil porque tanto as peças importadas quanto as de fabricação nacional demoram a chegar.

Na última semana, a marca de calçados Arezzo viu a receita com botas crescer 26% e 30% nas regiões Sul e Sudeste, respectivamente, na comparação com os setes dias anteriores. Na Schutz, outra bandeira da empresa, a alta foi de 51% em Porto Alegre, 21% no Rio de Janeiro 11% em São Paulo. O número de visitas no site também cresceu, segundo a marca.

Para Tito Bessa Junior, dono da rede TNG, que pediu recuperação judicial após o baque da pandemia, a queda na temperatura veio para ajudar as vendas do inverno, com alta de 20% a 25%, segundo o empresário. “Se o frio continuar até o Dia dos Pais será muito bom”, diz Bessa Junior.

Viktor Ljubtschenko, diretor da rede Any Any, registrou alta na procura por meias, robes, pijamas pesados e pantufas. Mas ele ressalva que o setor está com a grade furada porque a programação de compra de estoques foi conservadora. “No mercado de vestuário, em geral, está faltando mercadoria neste inverno. Desde o ano passado, vivemos uma insegurança, sem saber se as lojas iam ficar abertas ou fechadas”, diz.

Quando a frente fria chegou, as lojas da Gregory já estavam terminando a promoção das peças de inverno, como casacos e blusas de lã, que ainda aproveitaram o impulso na demanda. Segundo Andrea Duca, diretora da rede, a alta do movimento provocada pelo frio estimulou até as vendas da nova coleção da próxima estação.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.