Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Registro de compra e venda de imóveis mais que dobrou em Fortaleza neste ano, diz pesquisa

Cidades como Florianópolis, Santos e Ribeirão Preto também se destacaram

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Fortaleza teve a maior alta nos registros de compra e venda de imóveis (122%) entre janeiro e maio deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, segundo levantamento do RIB (Registro de Imóveis do Brasil) com dados de cartórios.

Ribeirão Preto (SP), Florianópolis, Santos (SP), Joinville (SC) e São Paulo tiveram crescimentos acima de 50% no período.

Nos últimos 12 meses, cinco dos municípios pesquisados (São Paulo, Campo Grande, Santos, Joinville e Maringá) registraram avanço nas transferências superior até aos números do melhor desempenho antes da pandemia. O destaque foi Maringá (PA), com mais de 15 mil operações, ante cerca de 13 mil em 2014.

O número total de registros inclui, além de compra e venda, as doações, heranças, permutas e outras operações. "Todas elas representam também o aquecimento do mercado porque é muito comum uma pessoa registrar o imóvel para vendê-lo em seguida", diz Patricia Ferraz, diretora do RIB.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.