Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Tabata Amaral quer elevar regulação para planejamento tributário, mas há resistência

Deputada tenta aprovar criação de novo órgão na esteira da reforma do Imposto de Renda

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A proposta da deputada Tabata Amaral (sem partido) de criar, na esteira da reforma do Imposto de Renda, um novo órgão de regulamentação da atividade de planejadores tributários, como advogados e contadores, levanta resistências.

De acordo com a emenda da deputada ao projeto da reforma do IR, seria criada a chamada Agência de Proteção do Público. O órgão regulamentaria a atividade de advogados, contabilistas, administradores, bancários, profissionais autônomos e microempreendedores individuais que trabalham, mesmo que de forma lícita, para reduzir o pagamento de tributos federais pelos clientes.

Eles seriam obrigados a notificar a agência sobre práticas de elisão tributária das quais tiverem conhecimento. O órgão, então, repassaria as informações para a atividade legislativa.

Proposta é criar um novo órgão de regulamentação da atividade de planejadores tributários - Gabriel Cabral/Folhapress

O presidente do Sescon-SP (sindicato de escritórios contábeis), Reynaldo Lima Junior, critica a proposta e defende a atividade dos profissionais.

"É lícito orientar que a empresa pague de forma correta e tenha a menor carga tributária possível, e para isso existem profissionais. Do jeito que está aqui [na emenda], parece que o governo está sendo lesado. De forma alguma. É uma análise lícita", diz.

Marcelo Peixoto, presidente da Apet (uma associação que vende eventos e cursos de direito tributário e contábil), acha que é desnecessária a criação de um novo órgão fiscalizador, porque os planejadores tributários já são acompanhados por entidades como OAB, CRC e CREA, além da Receita Federal, que examina condutas ilícitas.

Para ele, o novo órgão poderia ampliar os custos do governo, que teria de contratar servidores.

“A gente reconhece que o sistema tributário brasileiro é regressivo e tributa muito mais o consumo do que a renda. Isso tem que ser resolvido, mas não adianta transferir esse problema para os profissionais que orientam as empresas para o pagamento dos tributos”, diz Peixoto.

Na proposta, a deputada afirma que o objetivo não é tornar ilegal a atividade de planejamento tributário. “Propõe-se tão somente um mecanismo efetivo para que a representação popular esteja a par de mecanismos privados de malabarismos que visem a diminuição de pagamento de tributos”, justifica Tabata Amaral na emenda, que também é assinada pelos deputados Wolney Queiroz (PDT-PE), Bohn Gass (PT-RS) e Danilo Cabral (PSB-PE).

Procurada pelo Painel S.A., a deputada afirma em nota que, no Brasil, a parcela de impostos pagos pelos mais ricos é menor do que seria justo, porque eles têm acesso a planejadores tributários que conseguem encontrar brechas na legislação.

"Por isso, a necessidade de uma agência destinada a mapear essas brechas, sem penalização para esses profissionais. O que defendo é um sistema simplificado e transparente, mas também mais justo para que a lei se aplique igualmente a todos", diz em nota.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.