Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Variante delta ainda não motiva comunicados de empresas de capital aberto

Nova cepa foi identificado em maio no Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A despeito das preocupações com o avanço da variante delta na pandemia, nenhuma companhia de capital aberto no Brasil divulgou ainda qualquer fato relevante ou comunicado ao mercado mencionando o assunto nos últimos três meses, segundo levantamento feito pelo Painel S.A. nos dados públicos da CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

A nova cepa foi identificada no país em maio, no Maranhão, depois no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Os termos “variante”, “delta” e “variante delta” não aparecem nos documentos públicos no período entre o dia 1° de maio e esta terça-feira (10).

O aumento de novos casos da cepa é mais intenso em países como Estados Unidos e Reino Unido, mas o potencial de contágio da variante acende um alerta para especialistas de saúde no Brasil, com potencial impacto sobre a retomada econômica.

Para Joelson Sampaio, professor da FGV-SP, a reflexão e a divulgação do assunto por parte das empresas neste momento configuraria boa prática, mas o foco das companhias está voltado para outros temas.
“Em paralelo, temos a reforma tributária, com discussões sobre a taxação de dividendos, por exemplo, que não tem relação com a doença, mas impacta as empresas. Esses eventos concorrentes estão chamando mais atenção”, afirma.

Procurada pelo Painel S.A., a CVM afirma que acompanha e analisa as informações movimentações das companhas abertas. ​

Em março do ano passado, a CVM divulgou uma orientação para as empresas listadas identificarem efeitos da pandemia em seus balanços.

Na última quarta-feira (4), a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro afirmou que a variante corresponde a 45% das amostras analisadas na capital e 26% das do estado. Em São Paulo, um boletim divulgado pelo IAL (Instituto Adolfo Lutz) apontou a delta em 23,5% de suas amostras sequenciadas.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.