Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Lei antiaborto do Texas pode provocar boicote de compras públicas

Conselho Municipal de Portland define se vai vetar compras de produtos, serviços e viagens do estado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Conselho Municipal de Portland, no estado americano do Oregon, vota na quarta-feira (8) uma resolução emergencial prevendo boicote de compras públicas de produtos e serviços do Texas.

A medida é uma resposta ao endurecimento das leis sobre aborto no estado. Viagens a trabalho de servidores municipais também podem ser canceladas.

Mulheres vestidas com roupas em referência à série 'The Handmaid's Tale' protestam contra projeto de lei antiaborto do lado de fora da sede do Legislativo do Texas, em Austin - Sergio Flores - 29.mai.21/Getty Images/AFP

Segundo a prefeitura de Portland, a viabilidade jurídica do boicote está sendo avaliada e ele teria efeito até o estado do Texas revogar suas leis ou elas serem derrubadas pela Justiça.

Na última semana, entrou em vigor no Texas uma das leis antiaborto mais restritivas dos Estados Unidos, banindo o procedimento após a sexta semana de gravidez.

Com Mariana Grazini, Andressa Motter e Filipe Oliveira

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.