Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Bibliotecas públicas de Nova York deixam de cobrar multa por atraso

Instituições buscam aumentar o acesso aos livros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As três redes de bibliotecas públicas da cidade de Nova York vão deixar de cobrar as multas por atraso na devolução de livros a partir desta terça-feira (5), em uma tentativa de tornar as instituições mais acessíveis.

A barreira passou a ser considerada antiquada pelas bibliotecas, que agora anunciam também a disposição de zerar o saldo das multas dos usuários com dívidas.

Biblioteca pública de Nova York, em Manhattan - AFP

Outras cidades dos Estados Unidos, como São Francisco, Chicago, Filadélfia e Dallas, já implementaram a medida. A adesão do sistema de bibliotecas de Nova York é a maior do país.

Para incentivar o público a visitar as bibliotecas e devolver publicações em atraso, as redes vão promover uma semana de eventos e brindes a partir do dia 18 de outubro.

Segundo as instituições, a maior porcentagem de cartões bloqueados pertence a jovens, de 17 anos ou menos, que moram em comunidades de baixa renda.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.