Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu férias

Falta de dinheiro provoca suspensão de viagens na retomada do turismo, diz pesquisa

Segundo Reclame Aqui, mais de 70% devem ficar em casa nos próximos meses

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Mesmo com a vacinação e a abertura das fronteiras, mais de 70% dos brasileiros consultados em uma pesquisa do Reclame Aqui afirmam que não pretendem viajar nos próximos meses. O principal motivo é a falta de dinheiro, indicada por 56% dos que devem ficar em casa.

Cerca de 27% ainda consideram arriscado e só querem viajar quando a pandemia acabar. Em menor quantidade estão aqueles que vão aguardar o avanço da imunização (11%) ou a abertura das fronteiras de alguns países (5,7%).

De acordo com a pesquisa, feita com 22 mil pessoas em setembro, entre os brasileiros que pretendem viajar, quase 73% devem escolher destinos nacionais.

Pouco mais da metade programou o passeio ainda para 2021, antes do Natal e do Ano Novo. Na sequência, aparecem viagens para o primeiro semestre de 2022 (21,5%) e para o período das festas de fim de ano (9,9%).

Segundo o Reclame Aqui, os turistas estão pesquisando mais e optando por negociar diretamente com companhias aéreas e hotéis, sem empresas intermediárias, na intenção de conseguir baixar os preços.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.