Descrição de chapéu Europa União Europeia

Confira lista atualizada de países que recebem brasileiros sem quarentena obrigatória

EUA devem permitir a entrada de brasileiros imunizados em 8 de novembro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Alexandre Putti
São Paulo

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19, tem se tornado cada vez mais viável aos brasileiros o sonho de uma viagem internacional. Portugal, por exemplo, anunciou nesta quarta-feira (1º) que a entrada de turistas brasileiros, proibida desde março de 2020, volta a ser autorizada.

O país não detalha a imunização como critério obrigatório. É preciso, no entanto, apresentar um teste negativo para a Covid-19, um exame PCR feito até 72 horas antes do embarque, ou um teste de antígeno realizado até 48 horas antes. Menores de 12 anos e portadores do passe sanitário europeu estão isentos da apresentação do teste.

Avião decola do aeroporto de Congonhas, em São Paulo. - Bruno Santos/Folhapress

Países como França, Alemanha e Irlanda também aceitam brasileiros, mas apenas com os imunizantes da Pfizer, Moderna, AstraZeneca e Janssen.

Os Estados Unidos, por sua vez, não abriram suas fronteiras para o Brasil. Uma viagem para lá, no entanto, não é impossível, mesmo com as fronteiras fechadas. Isso porque o México recebe brasileiros e tem a entrada permitida nos EUA, desde que se apresente um teste negativo para a Covid-19.

Deste modo, os brasileiros podem desembarcar no México, fazer quarentena de 14 dias e, com um teste PCR negativo, dar entrada nos EUA.

Alguns países da Ásia e África também estão recebendo turistas brasileiros, com diferentes exigências em cada nação. E vale lembrar que, independentemente do destino, é exigido de todos os turistas que embarcam de volta para o Brasil um teste PCR com antecedência de 72 horas antes do voo.

Confira a lista atualizada com os principais destinos.

América

Argentina

A partir de 1º de novembro, o país vai aceitar todos os estrangeiros não residentes, sem qualquer exigência.

Bahamas

Turistas brasileiros podem entrar em Bahamas apresentando teste PCR negativo ou comprovante de vacinação completa, de qualquer imunizante.Com 389 mil habitantes, os números de novos casos e mortes em Bahamas vem caindo. O pico de casos foi registrado em 11 de agosto, com 130 novas infecções e uma morte.

Canadá

Brasileiros vacinados com duas doses de AstraZeneca, Pfizer e Moderna, ou com a dose única da Janssen, são aceitos no país. A Coronavac, por enquanto, não é uma vacina válida. É preciso apresentar teste negativo PCR ou molecular para Covid-19 feito até 72 horas antes do embarque.

Colômbia

Brasileiros podem entrar na Colômbia sem necessidade de fazer quarentena, nem mesmo apresentar vacinação e teste PCR. A única exigência do país é o preenchimento de um formulário de saúde, que deve ser apresentado na imigração.

Costa Rica

A Costa Rica aceita brasileiros vacinados com os imunizantes da Moderna, Pfizer, AstraZeneca ou Janssen. Caso não estejam vacinados, o país exige dos turistas a contratação de um seguro de viagem obrigatório junto de um teste PCR negativo feito 72 horas antes do embarque.

Estados Unidos

A partir de 8 de novembro, deve passar a permitir a entrada de brasileiros imunizados com todas as vacinas aprovadas aqui. As informações e demais regras ainda não foram atualizadas nos sites das representações diplomáticas.

México

Brasileiros podem entrar no México sem apresentar vacinas, nem mesmo teste PCR. Os números no país ainda são altos, mas entraram em queda nas últimas semanas.

República Dominicana

Viajantes brasileiros totalmente vacinados 21 dias antes do embarque, com todos os imunizantes oferecidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde), podem entrar. Sem a vacina, o país exige um teste PCR realizado até 72 horas antes da viagem.

Uruguai

A partir de 1º de novembro, passa a permitir a entrada de brasileiros que comprovarem a imunização completa contra covid e apresentarem teste PCR recente na chegada.

Europa

Alemanha

Exige certificado de vacinação, com vacinas reconhecidas pelo país (Pfizer, Janssen, Moderna ou AstraZeneca), finalizada há pelo menos 14 dias. Pessoas que se infectaram e se curaram podem entrar com apenas uma dose da vacina. Não vacinados devem apresentar PCR ou antígeno recente.

Espanha

Só aceita turistas com ciclo vacinal completo, finalizado 14 dias antes da viagem. Aceita todas as vacinas autorizadas no Brasil.

Finlândia

A Finlândia aceita brasileiros que tomaram todas as vacinas oferecidas pelo Brasil. O viajante precisa apresentar o comprovante 14 dias após a segunda dose ou dose única. O país europeu, que tem 5 milhões de habitantes, foi um sucesso no combate ao coronavírus. Os números voltaram a subir em agosto, mas já estão novamente em queda, com 592 novas infecções relatadas em média diária.

França

Vacinados com Coronavac devem tomar uma dose de reforço de Pfizer ou Moderna pelo menos sete dias antes da chegada.

Irlanda

Brasileiros completamente vacinados com os imunizantes da Pfizer, Moderna, Janssen e AstraZeneca podem entrar na Irlanda 15 dias após a segunda dose ou dose única. Além do certificado, o viajante deve apresentar um teste RT-PCR negativo para Covid-19, realizado até 72 horas antes do embarque. Com 4 milhões de habitantes, os números da Covid-19 voltaram a subir na Irlanda. O país registrou 1.808 novas infecções relatadas em média diárias.

Islândia

A Islândia, assim como a Espanha, aceita brasileiros que foram vacinados com todos os imunizantes aprovados pela OMS, incluindo a Coronavac, e todas elas 14 dias após a imunização completa. O país exige, também, a apresentação de teste PCR negativo 72 horas antes do embarque. Após atingir o maior pico em agosto, a Islândia está se recuperando e os números estão caindo. O país com 356 mil habitantes registra 84 novas infecções em média diária.

Portugal

Não é preciso estar vacinado nem fazer quarentena, basta apresentar teste PCR ou antígeno.

Reino Unido

Aceita turistas plenamente imunizados com as vacinas AstraZeneca, Pfizer, Moderna e Janssen, com esquema finalizado 15 dias após a última dose. Vacinados com Coronavac são considerados não vacinados e devem cumprir quarentena de dez dias no local da hospedagem.

Suíça

Todas as vacinas aplicadas no Brasil são aceitas na Suíça. O passageiro precisa apresentar o comprovante de imunização 14 dias após tomar a segunda dose ou dose única. Com 8 milhões de habitantes, a Suíça teve piora nos números da Covid-19. As infecções estão aumentando no país, com 2.571 novas infecções relatadas em média diária.

Ucrânia

O país exige comprovação de vacinação com qualquer imunizante aprovado pela OMS, que inclui todos aplicados no Brasil.Com 44 milhões de habitantes, o país está em queda nos números de casos, com 1.395 novas infecções relatadas em média diária.

Ásia e África

África do Sul

O país exige um teste PCR feito até 72h antes do embarque e um formulário de saúde preenchido para ser entregue na imigração. O país, que tem 58 milhões de habitantes, está com altos números de novas infecção pela Covid-19, registrando 10.565 novos casos em média diária.

Egito

O país autoriza a entrada de brasileiros 100% vacinados, com qualquer imunizante. Sem a vacina, o país exige teste PCR feito 72 horas antes do embarque e um formulário de saúde para apresentar na imigração. Com 100 milhões de habitantes, o Egito conseguiu controlar a pandemia no país, mas os números voltaram a crescer nos últimos dias, com 210 novas infecções.

Japão

Brasileiros fazem teste no aeroporto, na chegada, e permanecem por seis dias em alojamento providenciado pelas autoridades sanitárias. Caso o resultado seja negativo, o turista é liberado, mas deve fazer quarentena por 14 dias no local da hospedagem, sem usar transporte público no trajeto.

Maldivas

O país abriu para brasileiros e exige um teste PCR feito 72 horas antes do embarque. O viajante também precisa preencher um formulário de saúde para apresentar na imigração. Com 530 mil habitantes, as Maldivas estão com a pandemia sob controle, tendo 127 novas infecções em média por dia.

Tailândia

O país aceita brasileiros que estiverem 100% vacinados com todos os imunizantes disponíveis no SUS. Com 69 milhões de habitantes, a Tailândia bateu recorde de casos de Covid-19 em agosto deste ano e agora está novamente queda, com 17.611 novas infecções relatadas em média diária.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.