Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Ministério Público sugere divulgação de salários de Senai e Sesi

Órgão emitiu parecer ao STF sobre o assunto nesta segunda (11)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O MPF (Ministério Público Federal) emitiu parecer ao STF (Supremo Tribunal Federal) na segunda (11) sugerindo a divulgação do salário dos funcionários do Senai e do Sesi em seus sites oficiais.

Segundo o órgão, as entidades recebem recursos públicos e, portanto, os funcionários devem seguir as mesmas regras de transparência válidas aos servidores da administração federal, como determina a Lei de Acesso à Informação.

Quem assina é o subprocurador-geral da República, Luiz Augusto Santos Lima.

Escola Senai, em Bragança Paulista - 18.dez.2018 - Divulgação

As entidades questionam no STF uma decisão do TCU (Tribunal de Contas da União), que determinou a publicação mensal do salário dos funcionários na internet. O relator é o ministro Luís Roberto Barroso.

A transparência do Sistema S é uma briga antiga. Em maio de 2019, Jair Bolsonaro assinou um decreto obrigando as entidades a informar gastos com salários e serviços prestados.

Foi a primeira tentativa do presidente de abrir o que ele chama de caixa-preta do Sistema S, que também entrou na mira de Paulo Guedes. Desde o início do governo, o ministro da Economia ensaia “meter a faca” em parte das contribuições que financiam as entidades.​

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.