Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Além de Bolsonaro e Tarcísio, Doria também embarcou no sonho da Itapemirim

Presidente da companhia aérea anunciou aporte em comitiva do governador aos Emirados Árabes em 2020

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Além do presidente Bolsonaro e do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, que têm sido criticados por comemorar o nascimento da companhia aérea Itapemirim, que hoje deixa os passageiros no chão, outro político também embarcou no sonho do empresário Sidnei Piva de entrar no mercado de aviação.

Foi em uma das comitivas do governador João Doria aos Emirados Árabes, em março de 2020, que Piva, presidente do Grupo Itapemirim, anunciou uma promessa de aporte superior a R$ 2 bilhões de um dos fundos soberanos locais para criar sua companhia aérea.

Bolsonaro mostra ônibus do grupo Itapemirim em live de outubro de 2020
Bolsonaro mostra ônibus do grupo Itapemirim em live de outubro de 2020 - Reprodução


Em suas viagens ao exterior, o tucano costuma comemorar números estratosféricos de investimentos prometidos por estrangeiros. Naquela viagem, o governador anunciou que outras sete empresas presentes na comitiva fecharam negócios capazes de movimentar mais de US$ 3 bilhões para companhias paulistas em 12 meses.

Naquela época, a empresa de Piva já estava em recuperação judicial e já tinha tentado comprar a Passaredo, em 2017, para voar rotas regionais na modalidade de baixo custo.

Piva, cujos projetos recebiam olhares céticos do mercado, também falava que participaria de todas as concessões de aeroportos do país. O investimento bilionário que ele alardeava, porém, não chegou.

com Andressa Motter e Ana Luiza Tieghi

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.