Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Decreto permite que encontro casual com lobista seja divulgado com atraso

Novas normas aumentam prazo para divulgar contato fora da agenda oficial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As novas regras criadas nesta semana para disciplinar a atuação de lobistas na administração federal permitem que encontros casuais com autoridades sujeitas às normas sejam divulgados com atraso de vários dias em relação a encontros com agendamento prévio pelos canais oficiais.

Conforme o decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro na quinta-feira (9), esses encontros poderão ser registrados sete dias corridos após sua realização. A legislação anterior ao decreto permitia que compromissos desse tipo fossem registrados pelas autoridades em até dois dias úteis.

Dois homens de terno escuro e gravata sentados lado a lado conversando. Um deles cobre a boca para falar com o outro, que escuta com atenção.
O presidente Jair Bolsonaro com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, em cerimônia no Palácio do Planalto. - Mateus Bonomi/Agif

O prazo maior pode abrir uma brecha para que encontros fora da agenda oficial sejam divulgados tardiamente, minando os objetivos de transparência que as novas normas buscam alcançar e dificultando ações de representantes de interesses conflitantes nessas situações, segundo especialistas.

Carolina Venuto, presidente da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais, diz que esse risco existe, mas considera o decreto positivo por aumentar a transparência no governo e uniformizar a maneira como as informações sobre as reuniões com lobistas serão divulgadas.

Valdir Simão, ex-ministro da CGU (Controladoria-Geral da União), considera o prazo razoável para lidar com situações imprevistas e não acredita que seja usado para fraudar as novas regras, que tornam obrigatória a divulgação de informações detalhadas sobre contatos de autoridades com lobistas.

O decreto do governo também permite que sejam mantidas fora da agenda audiências cujo sigilo "seja imprescindível à salvaguarda e à segurança da sociedade e do Estado", como atividades de segurança e defesa contra ataques cibernéticos, além de outras hipóteses de sigilo previstas em lei.

De acordo com o decreto, as novas normas só entrarão em vigor em 9 de outubro de 2022, uma semana depois do primeiro turno da eleição presidencial. O governo ainda terá que desenvolver um novo sistema para publicação das agendas das autoridades e treinar funcionários para usá-lo.

Com Ricardo Balthazar (interino), Andressa Motter e Ana Paula Branco.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.