Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Ásia

Efeito da pandemia provoca falta de pianos no mercado

Fornecedores dizem que gargalo no frete internacional tem gerado fila de espera

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Fornecedores de piano relatam dificuldade para repor o estoque das lojas de instrumentos musicais. O problema com o frete internacional se arrasta desde o início da pandemia e ainda gera fila de espera que pode durar alguns meses conforme o modelo escolhido.

Na Essenfelder, fornecedora paranaense que importa pianos acústicos e digitais da China, o desabastecimento é registrado desde o começo do ano passado. Alan Teixeira, do setor de vendas da empresa, atribui o gargalo à escassez de contêineres, ao câmbio e à demora na produção.

"Não estamos conseguindo abastecer nossos representantes. O que conseguimos trazer, acabamos vendendo em Curitiba ou em regiões próximas. Cerca de 90% da carga já chega vendida", diz Teixeira. Segundo ele, cada contêiner transporta 40 unidades.

Produção de pianos na China - Xinhua/Xiao Yijiu

Após a encomenda, a espera por pianos de determinadas linhas tem levado, em média, 120 dias. O modelo menor e mais barato, que também é um dos mais procurados, demora menos, já que pode ser transportado em maior quantidade, diz Teixeira.

Segundo ele, o câmbio e o custo do frete também afetam a disposição do cliente para a compra. Um dos pianos da Essenfelder, que em 2017 custava R$ 18 mil, agora é vendido por cerca de R$ 29 mil.

A Fritz Dobbert, outra fabricante com sede em São Paulo, também sentiu os efeitos da pandemia na cadeia de fornecimento. Os pianos da marca são montados no Brasil com componentes nacionais e internacionais, vindos de regiões como Ásia e Estados Unidos.

Celio Bottura, diretor na empresa, afirma que a produção enfrentou momentos críticos no ano passado, com falta de matérias-primas. A oferta de alguns modelos, principalmente dos pianos de cauda, foi interrompida em alguns períodos.

"Agora a situação começa a entrar em uma normalidade, com exceção ainda dos custos do frete internacional, que continuam bastante altos", diz Bottura. Segundo ele, a empresa tem conseguido abastecer as lojas, salvo alguns modelos pontuais.

O problema ainda persiste com os pianos digitais da marca japonesa Kawai, que são importados pela Fritz Dobbert. A produção do modelo foi comprometida pela falta de semicondutores no mercado, e o abastecimento deve normalizar no segundo semestre, diz Bottura.

Pesquisa da Zetta (associação que reúne empresas de tecnologia como Nubank, XP, Creditas e Mercado Pago) com cerca de 1.500 brasileiros bancarizados aponta que 47% utiliza bancos digitais. No recorte entre os jovens na faixa etária de 18 a 24 anos, essa participação sobe para aproximadamente 73%, de acordo com o levantamento realizado pelo Instituto Locomotiva.


com Andressa Motter e Ana Paula Branco

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.