Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Empresa de capital aberto não divulga comunicado sobre estrago da ômicron

No primeiro ano da pandemia, foram quase 500 fatos relevantes e comunicados ao mercado sobre impactos da Covid

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O avanço da variante ômicron no país tem afetado a mão de obra em setores que variam de aviação e shoppings a restaurantes e hospitais, mas não levou nenhuma companhia de capital aberto no Brasil a divulgar qualquer fato relevante ou comunicado ao mercado com informações sobre o impacto da nova onda da Covid-19 em seus negócios.

A demora para revelar os estragos do coronavírus na economia tem sido recorrente desde o início da pandemia em 2020.

Levantamento feito pelo Painel S.A. nos dados públicos da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) desde 26 de novembro de 2021, quando a preocupação chegou ao país, até esta segunda (24), não detectou relatos de companhias sobre os efeitos da ômicron.

Os termos "ômicron" e "variante ômicron" não aparecem nos documentos públicos. Situação semelhante foi registrada quando a variante delta atingiu o país.

Em março de 2020, a CVM divulgou uma orientação para as empresas listadas identificarem efeitos da pandemia em seus balanços.

As empresas têm a responsabilidade de avaliar e comunicar como um fato pode afetar os valores de suas ações e as decisões dos investidores, segundo a instrução 358 da CVM.

A comunicação pode ser feita de outros modos, como balanços trimestrais. No entanto, comunicar por meio de fato relevante ou comunicado ao mercado pela CVM ganha destaque para garantir que a informação seja divulgada de forma ampla e imediata.

No primeiro ano da pandemia, depois do silêncio inicial, o número de fatos relevantes e comunicados ao mercado sobre o impacto da Covid apresentados por companhias de capital aberto chegou perto de 500.

com Andressa Motter e Ana Paula Branco

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.