Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Passaporte da vacina em restaurantes no Nordeste está causando tremenda confusão, diz empresário

Um dos problemas, segundo associação, é o mau funcionamento do Conecte SUS

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A exigência de passaporte de vacinação em restaurantes, que começou a vigorar em alguns destinos do Nordeste nesta nova fase da pandemia, já tem recebido críticas de donos de estabelecimentos, que relatam dificuldades no controle.

Leandro Menezes, presidente da Abrasel na Bahia (associação que reúne bares e restaurantes no estado), afirma que a regra vem causando uma "confusão tremenda" desde que passou a valer, na última terça-feira (11).

"A gente já vem de um período muito difícil, com as equipes bem enxutas, e a maioria dos bares e restaurantes não tem uma pessoa para ficar só cobrando o passaporte na entrada. Os garçons, de maneira geral, estão tendo que dividir sua atividade", diz Menezes. Um dos problemas, segundo ele, é o mau funcionamento do Conecte SUS, aplicativo do Ministério da Saúde.

Menezes afirma que, nesta semana, não pôde receber um grupo de oito turistas em seu restaurante, o Guapo Mexican Bar, porque uma das integrantes não conseguiu acessar o aplicativo, que emite o comprovante da vacina e sofreu um ataque hacker em dezembro. Segundo ele, já houve cancelamento de reservas por causa da medida.

Além da Bahia, o governo de Pernambuco também decretou a exigência de passaporte de vacinação nos estabelecimentos a partir desta sexta-feira (14) até 31 de janeiro. André Araújo, presidente da Abrasel no estado, defende que bares e restaurantes são seguros do ponto de vista sanitário e que o passaporte poderia ser substituído por uma campanha maciça de vacinação.

O Hospital Albert Einstein começou a produzir uma série de vídeos para a internet sobre doenças comuns e que causam dúvidas, como o câncer. Os conteúdos, que devem ser semanais, terão diferentes formatos, incluindo perguntas e respostas, animações e depoimentos de especialistas do Einstein sobre causas, sintomas, tratamento e prevenção. Os primeiros vídeos falam sobre úlcera e catarata.

com Andressa Motter e Ana Paula Branco

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.