Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Restaurantes começam a exigir comprovante de vacinação em São Paulo

Passaporte vacinal não é obrigatório no estado nem na capital

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O setor de bares e restaurantes da capital corre para tentar evitar a reativação das restrições de atendimento impostas em diversos momentos desde o início da pandemia.

Uma das medidas adotadas nos últimos dias é a exigência do comprovante de vacinação. O passaporte vacinal chegou a ser anunciado em São Paulo, mas ficou opcional na capital. Em cidades da região Nordeste, a exigência levou a uma "confusão tremenda", disse Leandro Menezes, da Abrasel (associação de bares e restaurantes) na Bahia.

Restaurantes começam a exigir passaporte vacinal a clientes em São Paulo - Eduardo Anizelli-24.abr.21/Folhapress

Em São Paulo, o Cuia Café, restaurante da chef Bel Coelho no centro da capital, passou a exigir a apresentação do comprovante de vacinação com duas doses no sábado (15).

No Mescla, do chef Checho Gonzales, a exigência também passou a valer no sábado. Por meio do perfil do restaurante no Instagram, ele disse que o comprovante poderá será em papel ou pelo aplicativo do Conecte SUS, do Ministério da Saúde.

"Nossa classe foi muito afetada nesses dois anos de pandemia, precisamos nos cuidar e cuidar dos nossos clientes", disse Gonzales, no Instagram.

Quem foi vacinado na cidade de São Paulo também consegue emitir o passaporte no e-saude, aplicativo da rede pública de atendimento da capital.

O Borgo Mooca, no bairro de mesmo nome na zona leste da capital, comunicou a decisão no Instagram. A administração do restaurante disse que o comprovante passa a ser exigido para proteger "nossa família, as famílias de nossos colaboradores, dentro do cenário atual."

Para entrar no estabelecimento, o cliente precisará demonstrar ter ao menos duas doses de vacina. O mesmo foi anunciado pelo Bar dos Arcos, no Theatro Municipal, na praça Ramos de Azevedo, no centro. A pizzaria Bocada's, com unidades na Barra Funda e na Vila Madalena começou a exigir o comprovante de na sexta (14).

com Fernanda Brigatti, Ana Paula Branco e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.