Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Acionamento de seguro residencial e auto cresce após chuvas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Após os alagamentos e enchentes provocados pelas fortes chuvas deste início de ano, a BB Seguros registrou crescimento de 9% na quantidade de sinistros residenciais associados aos eventos climáticos de verão nos dois primeiros meses de 2022, em comparação com o mesmo período de 2021.

0
Árvore caída na rua João Moura, próximo ao metrô Vila Madalena, na zona oeste de São Paulo, depois de forte chuva na tarde do dia 5 de março - Flávia Lima/Folhapress

As principais coberturas acionadas estão relacionadas a danos elétricos e vendaval, de acordo com a seguradora.

O Sudeste foi a região que concentrou o maior volume de sinistros (56%), 8% acima do mesmo período do ano passado.

Já o maior índice de crescimento aconteceu no Nordeste, com 72% de acionamentos.

Os acionamentos de seguros de veículos também dispararam. A Porto Seguro afirma que, na primeira quinzena deste mês, registrou 1.369 chamados de socorro com veículos em alagamento, um aumento de mais de 434% na comparação com o mesmo período em 2021.

"Desse número, 75% foram registrados apenas em São Paulo. Mais do que o volume de chamados, a preocupação está pela severidade dos casos, pois o nível da água é maior, o que dificulta ainda mais uma operação de socorro. Ainda esperamos mais eventos de alagamentos para os próximos dias devido às condições climáticas", afirma Marcelo Sebastião, diretor do Porto Socorro.

A Youse Seguradora diz que registrou aumento de 500% no sinistro de veículos por enchentes e alagamentos neste ano, na comparação com a média de novembro e dezembro do ano passado.

Joana Cunha com Andressa Motter e Ana Paula Branco

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.