Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Guerra da Ucrânia

Calor e guerra na Ucrânia pressionam indústria de ar-condicionado

Associação do setor diz que receia alta nos custos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Depois do período de verão intenso que turbinou a demanda por ar-condicionado, o mercado de refrigeração espera nova pressão sobre os preços por causa da guerra na Ucrânia.

Onda de calor também atingiu Porto Alegre em janeiro de 2022 - Daniel Marenco -14.jan.22/Folhapress

Segundo a Abrava (associação que representa a toda a cadeia), o setor se preocupa com o custo de produtos como aço, cobre e alumínio, usados na fabricação.

"Um aumento de custo por causa desse conflito pode significar uma situação complicada para o setor", afirma Matheus Lemes, da Abrava.

A associação descarta a possibilidade de faltar aparelhos, porque a indústria de ar-condicionado já vinha trabalhando com níveis de estoque maiores para se precaver da quebra na cadeia de fornecimento provocada pela pandemia.

"Como dezembro teve um verão ameno, indústria e comércio se encontram altamente estocados e com plena capacidade para atender a demanda desse momento de pico de calor", afirma Lemes.

Joana Cunha com Andressa Motter e Ana Paula Branco

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.