Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Folhajus

ANS manda Amil reassumir carteira de planos individuais

Cerca de 330 mil beneficiários haviam sido transferidos para a APS

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A ANS (Agência Nacional de Saúde) determinou nesta segunda (4) que a Amil reassuma a carteira de planos individuais transferida para a operadora APS no fim de 2021 e início de 2022. Segundo a agência, são 330 mil beneficiários em São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.

0
Recepção do Amil Espaço Saúde, no Tatuapé, Zona Leste de São Paulo - Rubens Cavallari -4.jan.22/Folhapress

A ANS determinou ainda que seja suspensa qualquer atitude da Amil e da APS baseada no Contrato de Compra e Venda de Ações.

As determinações foram tomadas após a ANS examinar a documentação requisitada à Amil e à APS.

"A ANS constatou que os compradores das quotas da APS não têm capacidade financeira suficiente para garantir o equilíbrio econômico-financeiro da APS, de modo que a transação examinada expõe a risco a continuidade e a qualidade da assistência à saúde devida aos consumidores vinculados à carteira transferida", afirma a agência, em comunicado.

As operadoras Amil e APS poderão se manifestar dentro de dez dias. Após o prazo, a ANS decidirá em definitivo se anula a autorização concedida para a transferência de carteira e se adotará novas medidas.

Em nota, Seferin & Coelho, Fiord Capital e Henning von Koss, candidatos a compradores das quotas da APS, afirmam que esperam pela comunicação oficial da ANS para entender melhor as necessidades sobre a capacidade financeira do grupo.

"A negociação da transação de compra das quotas da APS prevê, como pilar fundamental, um aporte superior a R$ 2,3 bilhões em forma de caixa disponível na APS, de forma imediata. A este montante, se somam as possíveis receitas financeiras desse capital e as mensalidades pagas mensalmente pelos beneficiários, que somam R$ 3 bilhões ao ano", afirma o grupo na nota.

"Consideramos essa estrutura financeira sólida e única em empresas desse mesmo porte no setor, e que do ponto de vista atuarial o valor supera a necessidade para garantir estabilidade", dizem os candidatos a compradores das quotas da APS.

Joana Cunha com Andressa Motter e Ana Paula Branco

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.