ANS impede venda de administradora de planos da Amil

Agência alegou ausência de informações sobre a aquisição do controle societário da APS por uma empresa de reestruturação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) decidiu na noite desta terça-feira (8) impedir que o controle da APS (Assistência Personalizada à Saúde), do Grupo Amil, fosse transferido.

Pela decisão da agência, os atuais sócios da APS —Amil e Santa Helena— ficam impedidos de se retirar do quadro social da empresa. Segundo a ANS, a medida foi tomada pela ausência de informações sobre a suposta aquisição do controle societário da APS por uma empresa de reestruturação financeira.

A agência complementa que, desde 2 de janeiro, a APS é responsável pela assistência aos cerca de 330 mil beneficiários de planos individuais e familiares em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Paraná que foram transferidos da Amil.

Pacientes aguardam sentados e de pé em recepção de hospital da Amil, no Tatuapé, em São Paulo
Recepção de hospital da Amil, no Tatuapé, em São Paulo - Rubens Cavallari - 4.jan.22/Folhapress

"Por não ter recebido pedido de alteração de estrutura societária da APS e diante das notícias veiculadas pela imprensa sobre o tema, a ANS convocou representantes do Grupo Amil para esclarecimentos", diz a nota da agência.

Na reunião, que ocorreu na tarde desta terça no Rio de Janeiro, a ANS questionou a Amil sobre a aquisição do controle da APS, a capacidade financeira dos sócios para garantir a sustentabilidade da operadora e o valor envolvido na operação.

"Nossa maior preocupação é com o consumidor. Não pode haver, em hipótese alguma, a interrupção da prestação de assistência aos beneficiários da carteira da APS, principalmente aos que estejam em regime de internação hospitalar ou em tratamento continuado", ressaltou o diretor-presidente da ANS, Paulo Rebello.

A agência reforça que, até nova decisão, a APS continua sendo uma operadora do Grupo Amil e de inteira responsabilidade do Grupo Amil.

Procurada, a Amil não respondeu até a publicação da reportagem.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.