Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu universidade

Corrida por liberação de curso a distância no ensino superior preocupa, diz setor

Para Elizabeth Guedes, da Anup, MEC deveria avaliar qualidade da instituição privada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Grandes e pequenas instituições de ensino superior iniciaram uma corrida ao MEC para pedir liberação de novos cursos a distância, mas a euforia preocupa porque pode comprometer a qualidade acadêmica, segundo Elizabeth Guedes, presidente da Anup (Associação Nacional das Universidades Particulares), que reúne mais de 200 instituições, como Anhanguera e Estácio.

Para ela, o MEC (Ministério da Educação) deveria avaliar a qualidade da instituição, e não o novo curso.

"Você não pode dar licença, nem para curso presencial nem para curso EAD, para uma escola que não tenha professores qualificados, uma infraestrutura adequada, um sistema de plataforma sólido. Eu acho que o aumento do número de pedidos vai fazer com que o MEC deixe de olhar para o curso e olhe para a escola que está ministrando. Isso é que é importante", afirma.

Sala de aula da USP, que retomou aulas presencias em março - Zanone Fraissat - 14.mar.2022/Folhapress

A professora, que também é irmã do ministro da Economia, Paulo Guedes, defende que os critérios de avaliação dos cursos online sejam revisados, e os avaliadores, preparados para acompanhar a nova realidade.

"Se você faz um ensino a distância de qualquer maneira, entregando conteúdo em PDF, montando polos de ensino em cima de farmácia, de padaria, e o MEC não faz a avaliação que a gente necessita, corre o risco de perder a qualidade", diz.

O ensino a distância foi amplamente utilizado durante a pandemia e, agora, com o arrefecimento da Covid, as faculdades se movimentam para credenciar novos cursos na modalidade.

Segundo Guedes, o aumento de pedidos tem sido muito grande em municípios pequenos e do interior, onde os alunos optam por cursos a distância para não precisar mudar de cidade.

Ela diz que o sistema híbrido de ensino também deve permanecer no pós-pandemia, porque entendeu-se que algumas disciplinas podem ser oferecidas pela internet.

Joana Cunha com Andressa Motter e Fernanda Brigatti

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.