Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Folhajus

Procon notifica empresas de planos de saúde após reajuste de 80%

Central Nacional Unimed diz que aumento é legal; Qualicorp afirma que é pontual

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Procon-SP notificou a Central Nacional Unimed e a Qualicorp para pedir explicações sobre o reajuste de 80% comunicado a clientes nos últimos dias.

O órgão determinou que as empresas respondam quais foram exatamente as carteiras atingidas pelo aumento e quantos clientes foram afetados. Também pediu a apresentação das planilhas sobre a disparada do preço.

As respostas devem ser levadas ao órgão até 2 de maio.

Conforme a determinação do órgão, elas deverão apresentar os elementos que formam o valor do boleto, detalhando qual parte é custeio administrativo e custeio da rede médico-hospitalar, assim como o percentual de cada item no total. O mesmo detalhamento será exigido para todos os planos comercializados.

O Procon também questiona se as empresas ofereceram chance de conciliação aos consumidores que não poderão bancar o novo patamar de preço.

No caso da Qualicorp, o órgão também questiona quais outras operadoras, além da Central Nacional Unimed, aplicarão aumento semelhante.

Procurada pelo Painel S.A. para se posicionar sobre o assunto nesta semana, a Central Nacional Unimed disse que "o reajuste das operadoras de plano de saúde é um dispositivo legal, com critérios claros e em conformidade com a regulamentação do setor".

A Central Nacional Unimed disse que prestará todos os esclarecimentos que forem solicitados pelo Procon-SP e que cumpre normas da ANS.

A Qualicorp afirma que esse aumento de 80% foi pontual e representa 0,5% do total de seus clientes. Segundo a empresa, a média de reajustes das carteiras da Central Nacional Unimed neste ano variou entre 6% e 12%.

"A Qualicorp oferece alternativas para que seus clientes possam manter acesso a planos de saúde de qualidade e se coloca à disposição para mais esclarecimentos", diz a empresa em nota.

Joana Cunha com Andressa Motter e Paulo Ricardo Martins

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.