Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Projeto com apoio da B3 prevê letramento racial para 25 mil educadores do país

ID BR lança edital do programa Professores Pelo Sim à Igualdade Racial nesta segunda

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O ID_BR (Instituto Identidades do Brasil) vai lançar na segunda-feira (25), com o apoio da B3, o edital do programa Professores Pelo Sim à Igualdade Racial para selecionar experiências de educação antirracista inscritas por educadores da rede pública ou privada de ensino fundamental e médio.

O edital faz parte do projeto para oferecer letramento racial para professores e outros profissionais da educação durante dois anos e mapear as ações didáticas antirracistas já implementadas no país, promovendo um debate sobre metodologias e um material referendado alinhados à legislação federal que prevê o ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas.

Imagem mostra sala de aula de uma escola. As paredes são brancas, com uma faixa amarelada. Há uma janela grande na parede do lado direito. Na sala de aula, alunos estão sentados em algumas carteiras, usando máscara; outras cadeiras estão vazias. Uma professora aparece em primeiro plano, de costas para a câmera. e dando aula.
Alunos numa sala de aula da Escola Estadual Eliza Rachel Macedo de Souza - Zanone Fraissat/Folhapress

No ano passado, o ID_BR já desenvolveu um projeto de letramento racial com cerca de 60 professores da rede pública de São Paulo, que originou a busca de parcerias com secretarias de educação para expandir o alcance.

O instituto também firmou acordo com a secretaria do Rio Grande do Sul para apoiar na implementação do Programa de Educação Antirracista, lançado em março.

A meta é alcançar 10 mil educadores neste ano e 25 mil até 2023.

Joana Cunha com Andressa Motter e Paulo Ricardo Martins

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.