Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Negociações de lajes na Berrini e Chucri estão mais favoráveis aos inquilinos

Taxa de disponibilidade de imóveis corporativos premium está alta na região

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A região das avenidas Berrini e da Chucri Zaidan, na zona sul de São Paulo, tem atualmente uma taxa de vacância de lajes corporativas superior ao da média da capital, favorecendo as negociações para os inquilinos.

Segundo o balanço da consultoria JLL para o primeiro trimestre de 2022, o percentual de metros quadrados desocupados em imóveis premium em São Paulo era de 24,6%. No chamado eixo Berrini-Chucri, estava em 32%.

Torres de escritórios do complexo Parque da Cidade, ao lado da marginal Pinheiros; juntos, ele acrescentaram 100 mil metros quadrados à região - Eduardo Knapp-13.mar-21/Folhapress

A alta taxa de disponibilidade no eixo está ligada ao aumento do estoque nos últimos anos, quando muitos prédios novos foram entregues. Na Chucri, segundo a consultoria Cushman & Wakefield, 29 edifícios acumulam 837,8 mil metros quadrados, dos quais 286,9 mil estão disponíveis atualmente.

Na Berrini, são 325,5 mil metros quadrados em lajes corporativos, e 91,2 mil metros quadrados estão desocupados.

Apesar da alta vacância no eixo, a Chucri Zaidan registrou o segundo maior volume de locação no primeiro trimestre, com 19, 7 mil metros quadrados contratados, atrás apenas da Faria Lima.

Entre as chamadas regiões primárias, aquelas que atraem mais interesse das empresas, o eixo Berrini-Chucri é o único cuja situação de negociação é considerada melhor para quem está interessado em ocupar.

Quando o mesmo parâmetro é aplicado às regiões da Juscelino Kubitschek, Faria Lima e Itaim Bibi, a conclusão da JLL vai no sentido oposto: o baixo estoque de lajes torna os contratos melhores para os proprietários.

No primeiro trimestre deste ano, a ocupação do edifício Birmann 32, na Faria Lima, fez com que a vacância de imóveis premium na região caísse. Segundo dados da Cushman & Wakefield, a taxa de lajes descocupadas na região está em 16,9%. Para a JLL, está em 8%.

Joana Cunha com Fernanda Brigatti, Andressa Motter e Paulo Ricardo Martins

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.