Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Fast food canadense rastreou movimentos de clientes, aponta investigação

Rede Tim Hortons, da empresa dona de Burger King e Popeyes, diz que os dados serviam para análise de tendências

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

A rede canadense de cafés Tim Hortons monitorou e registrou movimentos de clientes que usavam o aplicativo da marca, violando as leis de privacidade do Canadá, segundo investigação de autoridades relatada pelo Escritório do Comissário de Privacidade do país.

De acordo com o órgão, o aplicativo levou muitos usuários a acharem que o acesso à geolocalização se daria somente durante o uso da ferramenta, para criar promoções mais direcionadas.

A empresa de fast-food estaria, na verdade, coletando dados continuamente, incluindo local de residência e trabalho.

Imagem mostra loja da Tim Hortons. É possível ver janelas de vidro, com um adesivo da logo da marca. Dentro, há cadeiras e mesas de madeira e balcões.
Loja da Tim Hortons em Toronto, Canadá - Carlos Osorio/ Reuters

Mesmo depois de suspender os planos de publicidade direcionada, a Tim Hortons seguiu reunindo as informações por um ano, de acordo com as autoridades. O rastreio foi interrompido em 2020, após o início da investigação.

Segundo o escritório canadense, a rede tinha um contrato "vago e permissivo" com uma empresa americana terceirizada de serviços de localização, que permitiria à companhia vender os dados de localização não identificados para fins próprios.

A empresa respondeu às autoridades canadenses que usava as localizações de forma limitada, para analisar tendências dos clientes.

A Tim Hortons concordou em implementar recomendações das autoridades, como um programa de gerenciamento de privacidade e a exclusão dos dados restantes.

A rede pertence à RBI (Restaurant Brands International), que também é dona de Burger King e Popeyes.

Joana Cunha com Andressa Motter e Paulo Ricardo Martins

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.