Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Frete caro da China impulsiona exportações de componentes de couro na América Latina

Associação do setor também registra crescimento dos negócios com Emirados Árabes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

A indústria brasileira de produtos para calçados e couro diz ter visto no encarecimento do frete da China um impulso aos negócios locais, especialmente na América Latina, segundo a Assintecal (associação do setor).

As exportações de componentes de couro e calçados somaram US$ 175 milhões (cerca de R$ 900 milhões) nos cinco primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período de 2021, alta de 21%, segundo dados da entidade.

Imagem mostra homem sentado em chão de madeira de uma loja, no meio de vários sapatos de couro, camisas e outros itens de vestuário.
Ari Svartsnaider, fundador e CEO da marca de calçados Mr. Cat, posa para foto, no Rio de Janeiro (RJ) - Daniel Marenco - 26.fev.13/Folhapress

Nos países da América Latina, que são cinco dos oito principais destinos das exportações, o crescimento foi de 32%.

Segundo a Assintecal, também cresceram os embarques para os Emirados Árabes e República Dominicana. A China segue como principal destino dos produtos brasileiros, com foco em químicos para tratamento de couros.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Gilmara Santos

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.