Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Ministério da Economia muda regra para abrir mercado de tradutores no Brasil

Órgão retira travas burocráticas e libera atuação de estrangeiros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Ministério da Economia abre nesta quinta (4) as novas regras para desburocratizar o trabalho de tradutores juramentados, que fazem a tradução de documentos oficiais com efeito legal na esfera pública.

A ideia, segundo o órgão, é eliminar travas para permitir um aumento na oferta do serviço e reduzir os altos custos praticados atualmente.

A nova norma derruba requisitos exigidos dos profissionais, como idade mínima e necessidade de comprovação de domicílio onde a atividade será exercida, medidas que restringiam a quantidade de trabalhadores no ramo.

Imagem mostra livros antigos empilhados
Retratos da Heloisa Dib e seus álbuns de família - Karime Xavier - 24.mar.22/Folhapress

Os concursos passarão a ser realizados em âmbito nacional e não mais estadual. Com isso, os profissionais poderão atuar em todo o território brasileiro, ou seja, não serão obrigados a se limitar ao estado de sua matrícula. Esse ponto da mudança visa resolver o problema de estados em que chegava a faltar tradutores e intérpretes públicos, segundo o ministério. Pelas estimativas do órgão, o Brasil tem hoje cerca de 2.500 destes profissionais e vários estados estão há muito tempo sem concurso.

A medida também libera a atuação de estrangeiros residentes no Brasil. E qualquer profissional que obtiver grau de excelência em exames nacionais ou internacionais de proficiência serão dispensados do certame.

O serviço também deixa de ser praticado por tabelamento nas juntas comerciais.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.