A menos de um mês da eleição, empresários bolsonaristas ainda expandem seu apoio ao partido Novo com dinheiro e endosso em rede social.
Salim Mattar, fundador da Localiza, que doou mais de R$ 3,2 milhões a 29 candidatos, sendo 19 do Novo, apoia o partido desde 2018, quando foi um dos principais doadores da legenda. Na época, porém, mudou a rota antes do primeiro turno e foi defender que os eleitores de Amoêdo, então presidenciável do Novo, votassem em Bolsonaro.
Mattar, que chegou a se tornar secretário de Desestatização de Bolsonaro, mas largou o cargo durante o governo, aparece como o terceiro maior doador no site que reúne as informações de campanha pelos dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Entre os nomes do Novo que receberam ajuda financeira do empresário estão Fernando Holiday, candidato a deputado federal conhecido por criticar o sistema de cotas, Vinicius Poit, que concorre ao governo de SP, e Paulo Ganime, ao governo do Rio.
Mattar também financia políticos como Rosangela Moro, o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles e o ex-procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol. Eles concorrem pelo União Brasil, PL e Podemos, respectivamente.
Winston Ling, empresário que apresentou Paulo Guedes a Bolsonaro, tem usado o Twitter para divulgar candidatos do Novo que concorrem aos cargos de deputado estadual e federal pelo Rio Grande do Sul.
Os banners postados por Ling falam de temas do repertório dos internautas bolsonaristas, como liberdade de expressão, comunismo, críticas ao funcionalismo público e ao desarmamento.
Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix
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