Descrição de chapéu Eleições 2022

Veja quem é quem no debate ao Governo de São Paulo desta terça-feira

Evento organizado por Folha, UOL e TV Cultura começa às 22h

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O segundo debate dos candidatos ao Governo de São Paulo ocorre nesta terça-feira (13), às 22h, no Memorial da América Latina, na zona oeste da capital paulista. O evento é organizado por Folha, UOL e TV Cultura.

Participarão os candidatos Fernando Haddad (PT), Rodrigo Garcia (PSDB), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Vinícius Poit (Novo) e Elvis Cezar (PDT).

Os candidatos ao Governo de São Paulo: Fernando Haddad (PT), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Rodrigo Garcia (PSDB), Elvis Cezar (PDT) e Vinicius Poit (Novo) - Montagem

Segundo a última pesquisa Datafolha, de 1º de setembro, Haddad lidera as intenções de voto para o Palácio dos Bandeirantes com 35%, seguido de Tarcísio, que marca 21%, e por Rodrigo, com 15%.

O debate terá três blocos, com dois segmentos cada. Na primeira, terceira e quinta partes, os candidatos respondem a perguntas de jornalistas, enquanto perguntam entre si nos segmentos 2 e 4. A parte final será dedicada às considerações finais.

Em agosto, o debate realizado pela TV Bandeirantes teve embates entre os três candidatos mais bem colocados, mas o duelo principal foi entre Haddad e Tarcísio, a exemplo da polarização nacional entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL).

Quem é Elvis Cezar?

Elvis Cezar (PDT), 46, é candidato ao Governo de São Paulo pela primeira vez com Gleides Sodré, do mesmo partido, como vice.

Ex-prefeito de Santana de Parnaíba, na região metropolitana, onde também foi vereador, Elvis é apresentador do programa "Brasil que Faz", da RedeTV!

Formado em direito, ele é natural de Carapicuíba, município da Grande São Paulo, e fez a carreira política no PSDB, ao qual foi filiado por 19 anos. Em sabatina da Folha e UOL, Elvis disse que o partido se distanciou do povo.

Elvis Cezar (PDT), candidato ao Governo de São Paulo - Reinaldo Canato /Folhapress

Quem é Fernando Haddad?

Fernando Haddad (PT), 59, é candidato ao Governo de São Paulo pela primeira vez com Lúcia França (PSB) como vice. Foi ministro da Educação de 2005 a 2012, nos governos Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

Paulistano, ele é professor de ciência política na USP, formado em direito, mestre em economia e doutor em filosofia.

Com apoio de Lula, foi eleito prefeito de São Paulo em 2012. Em 2016, perdeu a disputa à reeleição no primeiro turno para o então outsider João Doria (PSDB).

Em 2018, substituiu o ex-presidente Lula na disputa ao Planalto. Na ocasião, o petista estava preso por causa da condenação em segunda instância no caso do tríplex de Guarujá, posteriormente anulada, e teve a candidatura barrada com base na Lei da Ficha Limpa.

Haddad perdeu a eleição para Jair Bolsonaro, eleito com 55,1% dos votos válidos contra 44,9% do petista.

Quem é Rodrigo Garcia?

Rodrigo Garcia (PSDB), 48, é governador de São Paulo e candidato à reeleição com Geninho Zuliani (União Brasil) como vice.

Foi vice-governador e secretário de Governo de João Doria, de quem recebeu o convite para deixar o DEM e se filiar ao PSDB. Após a renúncia do tucano, que havia vencido as prévias do partido para disputar a Presidência, mas chegou a ensaiar a permanência no Palácio dos Bandeirantes, Rodrigo assumiu o cargo.

Apesar da influência de Doria, o padrinho político não é citado na campanha do candidato. A ausência tem sido explorada por adversários na disputa.

Rodrigo também foi deputado federal e estadual. Foi subsecretário de Agricultura aos 21 anos, na gestão de Mário Covas, deputado estadual e presidiu a Assembleia Legislativa de São Paulo.

Quem é Tarcísio de Freitas?

Tarcísio de Freitas (Republicanos), 47, é candidato ao Governo de São Paulo pela primeira vez com Felicio Ramuth (PSB), como vice. Ex-ministro da Infraestrutura do governo Jair Bolsonaro (PL) desde o início da gestão, em 2019, ele deixou o cargo para entrar na política.

Como mostrou a Folha, sua gestão como ministro aumentou em 400% em dois anos os gastos sem licitação em obras do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), do qual foi diretor-geral durante o governo de Dilma Rousseff (PT). Nos governos de Dilma e Michel Temer (MDB), foi secretário do Programa de Parceria de Investimento.

Carioca, Tarcísio é formado em ciências militares pela Academia Militar de Agulhas Negras (Aman), atuando como oficial do Exército, e em engenharia civil. Ele deixou a carreira militar em 2008

Quem é Vinícius Poit?

Vinicius Poit (Novo), 36, disputa o Governo de São Paulo pela primeira vez com Doris Alves, do mesmo partido, como vice. Deputado federal por São Paulo, eleito em 2018, Poit foi líder do partido na Câmara.

Natural de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, ele é formado em administração de empresas, empreendedor e tem experiência no mercado financeiro e em reestruturação e gestão de negócios.

Em sabatina da Folha e UOL, ele criticou o STF e defendeu a privatização de empresas como a Sabesp.

0
O candidato ao Governo de São Paulo Vinícius Poit (Novo) - Bruno Santos/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.