O lançamento de produtos no mercado, que costuma servir de termômetro sobre a confiança do empresariado, manteve a trajetória de aquecimento em setembro, de acordo com o indicador da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, que mede a variação dos pedidos de novos códigos de barras.
No mês, o indicador da GS1 Brasil subiu quase 12% em relação a agosto, conforme o dado livre de efeitos sazonais. No acumulado de janeiro a setembro, ainda registra crescimento de 2,4% ante o mesmo período do ano passado.
Desde 2020, o lançamento de novos códigos de barras, que podem representar produtos novos ou modificados, oscilou muito em meio às incertezas da pandemia.
Segundo Virginia Vaamonde, presidente da GS1 Brasil, a intenção de lançamento de produtos tem apresentado resultado positivo nos últimos três meses, mas a estimativa é que 2022 termine em patamar similar ao realizado em 2021, porque o último trimestre do ano tende a apresentar resultados moderados.
Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.