Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu tecnologia

Obras de Judith Lauand serão lançadas em operações com tokens

Dois quadros da artista plástica centenária serão transformados em ativos digitais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A fintech Hurst Capital vai lançar na segunda-feira (28) uma operação para investidores no mercado de ativos digitais com tokens de obras da artista plástica Judith Lauand. O lançamento acontece no embalo da inauguração de uma exposição comemorativa aos 100 anos de Judith, no Masp, marcada para esta sexta-feira (25).

São duas obras de arte em negociação na plataforma da Hurst, uma assinada em 1992 e outra em 1993. O aporte mínimo é de R$ 2.000 e a rentabilidade prevista dos ativos varia entre 10% e 26%, em prazos de 12 meses a dois anos. Nas projeções do cenário base, considerando um período de 18 meses, o retorno pode chegar a 20%.

Segundo a Hurst, que é dona dos quadros, o metro quadrado de obras com as mesmas características valorizou cerca de 45% ao ano em leilões nos últimos sete anos. Quando os quadros forem leiloados, cada investidor receberá o valor investido com o ganho proporcional ao lucro da venda.

Judith foi a única mulher a integrar, em 1954, o grupo Ruptura, considerado movimento de vanguarda no movimento concretista brasileiro. Suas obras são recheadas de formas geométricas precisas, mescla de cores contrastantes e processos matemáticos na composição.

Judith Lauand na vernissage de sua mostra individual na Galeria Berenice Arvani, em São Paulo, em 2007
Judith Lauand na vernissage de sua mostra individual na Galeria Berenice Arvani, em São Paulo, em 2007 - Acervo Judith Lauand - 2.ago.2007

Essa não será a primeira operação da Hurst com tokens de obras artísticas. A fintech já organizou opções com pinturas de Di Cavalcanti, Tomie Ohtake, Abraham Palatnik e Luiz Sacilotto.

Julio Wiziack (interino) com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.