Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Binance anuncia alta na base de clientes apesar de inverno cripto

Companhia diz que teve 15% de crescimento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Binance divulga relatório nesta quinta (19) que mostra aumento de 15% na base de clientes institucionais ativos no Brasil no quarto trimestre de 2022.

Segundo a empresa, o mercado brasileiro é um dos dez maiores da corretora de criptomoedas no mundo, e o avanço aconteceu mesmo durante o chamado "inverno cripto", em que as cotações de Bitcoin e Ethereum despencaram mais de 50%. A empresa não divulga o tamanho da base de clientes.

O relatório global da companhia para 2022 aponta um crescimento de 65% entre clientes institucionais, com expansão em negócios de alta renda.

No meio do ano passado, a corretora deixou a parceria que tinha no Brasil com a Capitual desde 2020, após questões de regulação do Banco Central. A troca gerou problemas judiciais, com processos de clientes que tiveram problemas em sacar o dinheiro investido em criptomoedas. A companhia disse que o caso já foi solucionado.

Entre os percalços de 2022, no fim do ano passado, a corretora de moedas digitais sofreu com uma onda de fortes saídas de criptomoedas, registrando saques de US$ 1,9 bilhão (R$ 10,1 bilhões) em 24 horas, segundo a empresa de dados blockchain Nansen. No dia seguinte, a Binance anunciou que os depósitos começaram a retornar.

A turbulência atravessada pelos bitcoins abalou concorrentes como a FTX, que declarou falência em novembro e é apontada como responsável por um dos maiores esquemas de fraude do mercado financeiro no mundo.

A Binance chegou a fazer uma oferta de compra para a FTX, mas retirou a proposta logo após a divulgação dos casos de fraude comandada pelo dono da companhia, Sam Bankman-Fried. Até então, a FTX era a terceira maior plataforma de criptomoedas do mundo.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

Logo da Binance
Logo da Binance - Reuters

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.