Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

BC deve impor regras duras ao mercado de criptos na regulamentação do projeto de lei

Projeto de lei foi aprovado sem regras defendidas pelo regulador para evitar perdas a investidores em casos de falência de corretoras e risco de lavagem de dinheiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O Congresso aprovou o projeto de lei das criptomoedas que, na prática, só obriga as empresas do ramo a terem sede no país para oferecerem criptoativos.

A ideia inicial, defendida pelo Banco Central, era definir regras claras para atuação de gigantes, como a Binance e a Bitso, equiparando essas empresas com as corretoras tradicionais do mercado financeiro.

Um dos pilares dessa medida era a segregação patrimonial, separação entre os recursos dos clientes e o da corretora —forma de garantir que o investidor seja ressarcido em caso de falência da companhia.

Essa exigência foi retirada do texto para que ele fosse aprovado. Segundo o relator, o deputado Expedito Netto, não havia consenso na Câmara em torno desse tema.

Setor das criptos será regulado no Brasil
Setor das criptos será regulado no Brasil - Unsplash

Agora, caberá ao Banco Central a regulamentação do projeto e, segundo interlocutores do presidente da autarquia, Roberto Campos Neto, as regras serão duras.

A segregação será ponto pacífico. O regulador considera risco muito elevado deixar o mercado seguir sem que haja algum tipo de proteção patrimonial para os investidores.

Outro ponto será a política de "know your client" [conheça seu cliente, em inglês], para evitar que as corretoras de criptos sejam veículos de lavagem de dinheiro.

Pessoas que acompanharam a tramitação do projeto afirmam que, diante da resistência dos parlamentares —muitos foram convencidos pelo lobby de empresas— o BC optou por ter "qualquer projeto" aprovado a ter "nenhum projeto".

Essa situação, ainda segundo relatos, se repetiu em outros projetos do sistema financeiro, como o marco legal de câmbio.

Em todos, o Congresso acabou aprovando um "projeto conceitual" que, posteriormente, teve as regras definidas na regulamentação.

Julio Wiziack (interino) com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.