Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu juros Selic Banco Central

Amoêdo diz que Brasil poderia ter juro mais baixo, mas Lula atrapalha

Ex-banqueiro, que declarou voto no petista, defende oposição sem bolsonarismo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Depois das novas falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a independência do Banco Central, o ex-banqueiro João Amoêdo disse considerar que o Brasil poderia estar com a taxa de juros mais baixa, se não fossem os comentários do petista para atrapalhar.

Nesta quinta (2), o presidente afirmou que pode reavaliar a autonomia do BC quando terminar o mandato do atual presidente da instituição, Roberto Campos Neto.

"Cada vez que Lula faz uma declaração como esta, ele aumenta a instabilidade, o risco institucional e o resultado é o aumento de juros", escreveu Amoêdo em rede social.

O ex-banqueiro, que no ano passado deixou furiosos alguns membros do partido Novo, do qual é fundador, quando anunciou voto em Lula no segundo turno para derrotar Bolsonaro, vem fazendo críticas ao novo presidente na internet, mas mantém o combate ao bolsonarismo. Seu lema agora é fortalecer uma oposição que não esteja preocupada apenas em ocupar o vácuo deixado por Bolsonaro.

Antes da reeleição de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) no Senado, nesta semana, Amoêdo foi às redes sociais defender a recondução. "A oposição ao PT é vital, mas o caminho, certamente, não é eleger um bolsonarista para a presidência do Senado. Seria um retrocesso", disse.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

João Amoêdo está sentado em uma cadeira em frente a uma mesa. Ele apoia as mãos sobre a mesa enquanto fala.
O ex-banqueiro e ex-candidato à presidência João Amoêdo - Gabriel Cabral - 24.mai.19/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.