Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Sindicalistas pedem ação do governo para proteger trabalhador da Americanas

Ministro se reúne com lideranças sindicais na próxima semana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As centrais sindicais dizem que vão iniciar, na próxima semana, um movimento para pressionar o governo federal a participar ativamente das discussões sobre o futuro dos trabalhadores da Americanas.

Na segunda-feira (30), o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, se reúne em São Paulo com lideranças sindicais para discutir o assunto.

Sindicalistas afirmam que Lula não pode deixar que a economia seja afetada, caso venha a ocorrer uma quebradeira da Americanas com cortes em massa que atinjam os mais de 40 mil funcionários.

"O nosso medo é que não haja recuperação da empresa. O que vamos fazer com os 44 mil trabalhadores se acontecer uma demissão em massa? Vamos conversar com o Luiz Marinho para ver se o governo consegue ajudar antes e não só depois que as demissões acontecerem", diz Nilton Souza da Silva, representante dos comerciários na Força Sindical.

Marcio Ayer, presidente do Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro e dirigente nacional da CTB (Central dos Trabalhadores do Brasil), afirma que o grupo está aberto a discutir propostas, mas é essencial que o governo esteja ao lado dos profissionais.

Ele lidera uma manifestação marcada para a próxima sexta-feira (3), em frente à sede administrativa da Americanas no Rio de Janeiro. Participarão do ato a CUT (Central Única dos Trabalhadores), UGT (União Geral dos Trabalhadores), Força Sindical, CTB, CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros), NCST (Nova Central Sindical de Trabalhadores), Contracs-CUT (Confederação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços) e CNTC (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio).

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro do trabalho Luiz Marinho
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro do trabalho Luiz Marinho - Gabriela Biló - 18.jan.2023/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.