Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Associação comercial registra queda na confiança do consumidor em fevereiro

Levantamento da ACSP mostra maiores recuos no Norte e no Centro Oeste

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O índice de confiança do consumidor monitorado pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo) registrou queda em torno de 2% em fevereiro ante janeiro.

Apesar do recuo mensal, o resultado permanece no campo otimista (acima de 100), com 106 pontos no mês.

De acordo com o levantamento, que será divulgado nesta sexta (24), as maiores quedas de confiança aparecem no Norte (-6%) e no Centro-Oeste (-5%).

Na contramão, o Nordeste foi a única região com variação positiva no índice (1%).

Ainda segundo a ACSP, os entrevistados relataram menor interesse em adquirir imóveis e bens duráveis como carro, fogão e geladeira.

Para o economista da ACSP, Ulisses Ruiz de Gamboa, ainda não se trata de uma reversão na tendência de crescimento da confiança desde maio de 2021. Mas o levantamento aponta pessimismo na percepção dos entrevistados em relação à situação financeira atual e à segurança no emprego.

Segundo Gamboa, o avanço dependerá do desempenho econômico. "Esse desempenho será positivamente afetado pela determinação de uma regra fiscal com credibilidade para permitir a redução das expectativas de inflação e, portanto, da taxa básica de juros", diz em nota.

Cédulas de real
Cédulas de real - Gabriel Cabral - 22.set.22/Folhapress

Na comparação com fevereiro do ano passado, quando o país enfrentava os efeitos da ômicron, o monitoramento aponta um crescimento de 19% na confiança do consumidor.

O levantamento, realizado pela empresa de pesquisas PiniOn a pedido da ACSP, com 1.700 famílias, abrange a percepção sobre o cenário econômico atual e futuro, a percepção sobre emprego e a disposição para a adquirir bens.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.